segunda-feira, 28 de setembro de 2015



Quem me conhece sabe o quanto eu gosto dos lenços dos namorados.

Estas férias estive no Minho. Por mero acaso, fui a Vila Verde almoçar e eis que dou de caras com um edifício, "espaço Namorar Portugal": um local que é inspiração pura, criado para a "promoção do património 'Lenços de Namorados', para a dinamização das indústrias tradicionais e das actividades dos artesãos".


Aconselho vivamente a visita (vejam o site Namorar Portugal)!!!
Aqui fiquei a saber que os lenços dos namorados têm origem no século XVIII sendo, também, conhecidos como "Lenços de Pedidos"e, como parte do tradicional traje minhoto, eram usados pelas moças em idade de casar.
Assim, a rapariga apaixonada bordava um pedaço de tecido em algodão ou linho declarando o seu Amor num bordado



Imaginem as obras de arte que saiam daquelas mãos, muitas vezes adolescentes, o sentimento arrebatador, os pensamentos apaixonados, os desejos....com tantos erros ortográficos. É isto que me emociona quando vejo estas fantásticas obras de arte, este misto de inocência e paixão. 
Parece que as estou a ver bordar à noite, sob a luz de um candeeiro de petróleo ou de uma vela... Cheias de sonhos e dúvidas... Será que ele gosta de mim?? Como se escreve beijinhos (veijinhos, à moda do norte)??
Depois de terminados, estes lenços eram, secretamente, entregues ao amado. Se usados em público era sinal de Amor correspondido.

Esta é a minha inspiração: O Amor incondicional!




Sem comentários:

Enviar um comentário